Dicas

Como utilizar a experiência de compra a favor do seu varejo?

novembro 21, 2017
entregar-ate-1610-as-17h-como-utilizar-a-experiencia-de-compra-a-favor-do-seu-varejo
Tempo de leitura 3 min

A experiência de compra no varejo pode ser definida como “todas as impressões e sensações que o cliente tem enquanto faz suas ações de consumo”. Isso significa que o ambiente da loja, a forma como os funcionários se comunicam, os produtos, o som, os cheiros, os preços e outros elementos fazem parte da experiência de compra.

Essa experiência é muito benéfica para as empresas que se dispõem a investir nela. O relacionamento com os clientes tende a melhorar, os custos do negócio reduzem e as vendas aumentam. Tudo isso graças à fidelização e ao boca-a-boca positivo gerados — o que gera economia nas áreas de atração de clientes.

Posto isso, que tal aprender a melhorar a experiência de compra do seu varejo? Continue a leitura – nós vamos falar sobre isso!

Converse com seu público regularmente

Se a ideia é trabalhar todos os pontos de contato que sua marca tem com seus clientes, o melhor a fazer é conversar com os mais interessados nisso: os próprios clientes. Será que você realmente sabe o que eles querem?

Na dúvida, chame os clientes para conversar, faça pesquisas de satisfação e entenda qual a real demanda do público que compra em seu varejo.

Crie uma estratégia de pós-venda

Como a experiência de compra no varejo abarca todo o tipo de contato que o cliente tem com a marca, o processo de pós-venda precisa de uma boa estratégia.

A forma como o cliente utiliza o produto ou o serviço e usufrui de seus benefícios impacta diretamente no conceito que ele forma da marca. Por isso, desenvolva ações de pós-venda que objetivam ajudar as pessoas a aproveitarem o máximo possível do produto ou serviço adquiridos.

Monte um ambiente adequado

O ambiente de suas lojas (sons, temperatura, cheiro, cor e layout) deve ser baseado no gosto dos seus clientes. Cada item deve ser trabalhado para dar conforto e prazer, fazendo das lojas um espaço atrativo no qual o cliente goste de passar parte do seu tempo.

Por mais difícil que criar um ambiente assim possa ser, existem arquitetos e empresas especializadas nesse tipo de projeto nos dias de hoje.

Invista na capacitação de sua equipe

Os membros de sua equipe são as pessoas que estão em contato constante com o cliente. Isso faz deles os representantes da sua marca e os responsáveis por garantir um atendimento excepcional.

Mas para que isso seja possível, é necessário contar com colaboradores engajados, motivados e bem treinados. Ou seja, é preciso investir em treinamentos e programas de motivação e incentivo, além de contar com um processo seletivo que foque nas habilidades comportamentais dos candidatos.

Dito isso, você já deve ter percebido que o fator humano está presente em todas as dicas que listamos aqui. Em um mercado cada vez mais competitivo em que os clientes avaliam tudo antes de fazer uma compra, o fator humano é peça fundamental para criar uma experiência de compra no varejo que encante e conquiste a todos.

E na sua empresa, qual a importância dada à experiência de compra? Deixe um comentário sobre o que você tem feito para conquistar seus clientes e vamos conversar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário