fbpx

Como sua equipe deve abordar um cliente da melhor maneira?

Como sua equipe deve abordar um cliente da melhor maneira?

Abordar um cliente da melhor maneira possível deve ser a missão de todo negócio do ramo do varejo. Afinal, isso é determinante para a reputação da loja e para a conversão das vendas. Ademais, sua empresa precisa ter uma estratégia bem definida para garantir que os clientes sejam fidelizados devido ao bom atendimento que recebem.

Para que você tenha sucesso ao abordar clientes, preparamos este post com as melhores dicas para que seu time não cometa nenhum erro. Acompanhe!

Como abordar cliente da melhor maneira?

Tenha processos de vendas e de atendimento bem definidos

Ter uma abordagem bem-sucedida não é nenhuma segredo, mas demanda bastante pesquisa e a utilização de técnicas adequadas para seu público. Para isso, você precisa implementar processos de vendas bem definidos, os quais estabeleçam todas as ações que devem ser tomadas pelos seus vendedores desde o momento que o cliente entra na loja até o pós-vendas.

O primeiro passo para isso é mapear todo o fluxo de trabalho, que pode envolver etapas como:

  • busca ativa de clientes por telefone, e-mail, mídias sociais e abordagens presenciais;
  • recepção do potencial cliente na loja;
  • oferta de produtos e explicação de eventuais dúvidas;
  • procedimentos de pagamento;
  • contato no pós-vendas para verificar satisfação e oferecer novos produtos.

Depois disso, é preciso detalhar como será a abordagem feita pelo colaborador de acordo com a mensagem que sua loja quer passar. Por exemplo, empresas do ramo de luxo devem sempre procurar um atendimento mais sóbrio e requintado, no qual o cliente sinta um tratamento privilegiado. Então, seus funcionários devem abordá-lo de uma forma diferenciada com linguagem culta e sem muita insistência.

No varejo simples, o foco deve ser na agilidade e na descomplicação da compra, com descontos e facilitação do pagamento. Nesse caso, os vendedores podem ser um pouco mais incisivos, oferecendo melhores condições até fechar a compra. No entanto, não se deve descuidar do conforto e da polidez.

Prepare a equipe

Depois que você estabelece esses processos de vendas, é imprescindível treinar a equipe de uma forma profunda. Ou seja, evite palestras rápidas ou cursos de capacitação incompletos. Ao final, os vendedores deverão conhecer todos os detalhes dos processos, assim como a missão e os objetivos da sua empresa.

Preferencialmente, esse preparo deve ser assistido por uma consultoria especializada no tema, pois isso garante que seu negócio contará com as melhores técnicas de vendas e com uma metodologia de treinamento adequada. Depois disso, você pode contratar programas de Cliente oculto para verificar a eficácia do treinamento.

Capriche na comunicação

A comunicação é a alma das abordagens de vendas. Afinal, esse é o grande objetivo de um time de vendas: explicar tudo o que o cliente quer saber e persuadi-lo, levando em consideração a qualidade do produto e do serviço da loja. O foco da comunicação deve ser a clareza: todas as informações devem ser acessíveis para o público.

Depois disso, deve-se observar a gentileza, pois um vendedor agressivo gera clientes defensivos, e as técnicas de persuasão. Estas devem levar em consideração o tom de voz, a ênfase nas informações, a empatia, a simpatia e outras características importantes.

Com essas dicas para abordar cliente, você terá a certeza de que sua estratégia de vendas será um sucesso. Afinal, grande parte da conversão no varejo se deve a um atendimento satisfatório para o cliente.

Quer continuar recebendo as melhores dicas de vendas nas suas redes sociais? Então, siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter