fbpx

Análise do desempenho no ponto de vendas: conheça os benefícios

Análise do desempenho no ponto de vendas: conheça os benefícios

Na busca por alcançar resultados melhores, muitas empresas procuram novas ferramentas capazes de ajudar a obter o êxito desejado.

Considerando esse aspecto, podemos citar a análise do desempenho no ponto de vendas (chamado também de PDV), instrumento importante para que o gestor entenda como anda a saúde do negócio e saiba o que fazer para aumentar sua rentabilidade.

Para além disso, a análise de vendas ajuda a compreender melhor o comportamento dos clientes, suas preferências e a experiência dele quanto aos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Mas, afinal, você realmente sabe como fazer uma análise eficaz no seu PDV e obter bons resultados?

A fim de detalhar um pouco mais sobre o funcionamento desse processo, apresentamos metodologias úteis para se fazer uma boa análise de vendas e listamos uma série de itens que ajudarão você a conhecer os benefícios proporcionados por essa ferramenta. Acompanhe.

As metodologias utilizadas na análise de vendas do desempenho no ponto de vendas

Pesquisa de campo

A fim de compreender exatamente como o PDV está se saindo, é essencial que o gestor conheça a fundo o mercado com o qual está lidando.

Para isso, nada melhor do que fazer uma extensa pesquisa de campo, procurando comparar seus resultados e expectativas com os de concorrentes, buscar saber se o setor está aquecido e mesmo como estão as perspectivas para o crescimento de seu negócio no futuro.

Análise de dados

A análise de dados e acompanhamento de métricas é de suma importância para que o administrador saiba como anda a saúde de sua instituição, descubra áreas que precisam de maior atenção e invista mais naquilo que já está dando certo.

Uma vez definidos os objetivos da análise do desempenho, você pode colher dados que possam ser úteis na criação de uma estratégia para alcançá-los.

Nesse sentido, se parte de sua meta é saber o quão eficaz é o seu PDV, vale procurar a porcentagem de vendas fechadas em relação ao número de clientes que entram no estabelecimento, por exemplo.

Pesquisa de satisfação do cliente

Uma maneira simples de analisar o desempenho do PDV como um todo ainda é pedir a opinião dos clientes sobre sua visita ao estabelecimento: assim, é possível criar estratégias funcionais com fins a tornar sua experiência ainda melhor.

Avaliações de cliente oculto podem ser de grande ajuda neste ponto, já que estas auxiliam o empreendedor a identificar problemas na jornada de compra e monitorar o funcionamento de aspectos operacionais, físicos e atitudinais dos colaboradores.

Pesquisa sobre a percepção da marca

Afinal, como o público vê seu negócio em comparação com concorrentes que fazem parte do mesmo setor de mercado?

Fazer uma pesquisa voltada para a compreensão da percepção da marca pode ser importante para entender melhor sobre o desempenho do PDV e saber o que precisa ser alterado a fim de alavancar vendas.

Benefícios da análise do desempenho no ponto de vendas

Otimiza as ações de marketing

A partir do momento que você entende as preferências dos clientes e quais produtos eles mais procuram, fica mais fácil fazer uma boa análise de vendas e direcionar as ações de marketing para o que notoriamente gera vendas maiores.

Algumas empresas levam isso tão a sério que colocam câmeras para monitorar o caminho feito pelos clientes dentro da loja, com o objetivo de compreender melhor como eles se comportam.

Aumenta o número de vendas

Uma boa análise do desempenho no ponto de vendas permite direcionar os esforços focando em vender mais. Porém, é necessário criar um plano de ação eficiente para botar em prática o que as métricas demonstram.

Alguns exemplos disso são colocar os produtos mais vendidos em uma posição destacada na loja e comprar em maior quantidade o que tem saída garantida, a fim de conseguir preços melhores.

Essas medidas ajudam naturalmente a aumentar as vendas, o que mostra a importância de realizar esse tipo de análise na sua empresa.

Melhora o ROI do negócio

Ao compreender quais são os produtos mais vendidos, qual é a receita semanal obtida, quem são os melhores clientes e quais são os vendedores responsáveis pelos melhores resultados, o gerenciamento do ponto de vendas fica mais eficiente.

Isso está relacionado à melhoria do ROI (retorno sobre investimento) do negócio. Afinal, sabendo o que mais vende e o que não traz lucro, otimiza-se o processo de compra de mercadorias, evitando assim perda de tempo e dinheiro.

Para melhorar ainda mais, é possível fazer uma avaliação do inventário, ou seja, calcular o quanto você tem de estoque parado e o quão custoso é mantê-lo, permitindo assim encontrar soluções para resolver essa questão.

Proporciona uma melhor experiência

Fidelizar clientes tende a ser mais barato do que atrair novas pessoas para o seu negócio. Além, é claro, da possibilidade de contar com as indicações deles, gerando assim um marketing gratuito.

Mas qual é o fator preponderante para conseguir essa fidelização? Simples: proporcionar uma boa experiência para os clientes.

Levando em conta que a análise de vendas ajuda a entender o comportamento deles, pode-se usar esses dados para trazer soluções mais direcionadas. Assim, você mostra que não está preocupado simplesmente em vender, mas em oferecer exatamente o que eles procuram.

Possibilita a avaliação do atendimento prestado

Já que melhorar a experiência do cliente ajuda a gerar mais resultados, uma das análises a ser feita é em relação ao atendimento prestado.

Isso se explica pelo fato de que, além do custo-benefício, os clientes buscam diferenciais, como um atendimento excelente, em todos os processos (pré-venda, venda e pós-venda).

Essa análise do desempenho no ponto de vendas ajuda inclusive a formar uma equipe mais qualificada, pois passa a ser possível compreender e valorizar os pontos fortes, além de identificar e solucionar os pontos fracos (com treinamentos e feedback do gestor).

As vantagens de se contar com o auxílio de empresas especializadas

Ficou bem claro que os estudos e monitoramento de performance são as ferramentas mais eficazes para entender como a sua companhia pode analisar melhor as vendas e aperfeiçoar a experiência dos seus clientes nos mais diversos pontos de contato, certo?

Contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto pode ser essencial, tanto para definir qual metodologia é a ideal para a instituição, assim como quais dados e métricas deverão sem acompanhadas para que a empresa obtenha os resultados esperados. Além disso, essa ajuda especializada vai acompanhar a análise e garantir que ela será feita da maneira correta.

Profissionais capacitados são capazes de criar estratégias personalizadas e acompanhar toda a sua execução, permitindo que os funcionários da empresa possam continuar cumprindo suas tarefas normalmente e consigam focar em seu core business. Ao final da análise, recebem feedback quanto à sua atuação e conhecem o que precisa ser modificado.

Agora que você já sabe como fazer uma análise de vendas eficiente, que tal entender como um programa de qualidade de serviços resolve a insatisfação do cliente? Nos vemos no próximo post!

[rock-convert-cta id=”11110″]

[rock-convert-cta id=”10892″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter