Customer Experience

Atendimento humanizado: entenda o que é e qual a sua importância

março 13, 2018
Atendimento humanizado
Tempo de leitura 4 min

Como é o atendimento em sua empresa? Seus vendedores estão preparados para interagir e convencer o cliente da maneira correta? Essas são questões essenciais nos dias de hoje e, por isso, o atendimento humanizado tem sido tão debatido.

Aliás, essa é uma tendência de mercado que pode ser aplicada em negócios de qualquer segmento e caminha lado a lado com a necessidade de ofertar uma melhor experiência ao cliente.

Diante disso, preparamos um post para falar um pouco mais sobre o atendimento humanizado, apresentando seu conceito, sua importância e suas vantagens. Se você quer se informar melhor, não deixe de conferi-lo até o final!

O que é atendimento humanizado?

O atendimento ao cliente é a oportunidade que a empresa tem de causar uma boa impressão e estabelecer um vínculo com sua clientela. Aquele atendimento frio e mecanizado há tempos deixou de ser interessante e, hoje, a ideia é demonstrar empatia e estar atento aos desejos do público.

Assim, o cliente chega até o ponto de venda com uma demanda específica e encontra um vendedor preparado que lhe atende, ouve suas solicitações, entende seu problema e lhe oferece um produto que se encaixa perfeitamente.

O atendimento humanizado é, portanto, uma maneira diferente de estabelecer o contato entre o cliente e a empresa. A ideia é transformar esse momento em uma oportunidade para conhecê-lo melhor e estabelecer um vínculo de confiança.

Por que isso é tão importante no mercado atual?

Vivemos na era virtual, mas é preciso tomar cuidado para não cair nas armadilhas desse mundo. Com tanta tecnologia e compras on-line, as pessoas se cansaram de serem atendidas por robôs e buscam por pessoalidade. Sim! Um atendimento personalizado, que valorize suas necessidades e que não tenha respostas prontas e padrões para tudo.

Essa nova demanda de mercado deve ser bem avaliada pelas empresas. Afinal, o simples fato de dar mais atenção ao contato com o cliente pode se transformar em um diferencial competitivo e ser decisivo para a concretização de uma venda.

É preciso deixar claro que humanizar o atendimento não é nada difícil de ser executado. Na verdade, pequenas atitudes podem levar a esse resultado, como:

  • um desejo de “bom dia” caloroso e sincero;
  • atenção quando o cliente está falando;
  • um brinde inesperado;
  • uma mensagem de feliz aniversário.

Quais os benefícios que isso proporciona ao seu negócio?

É possível concluir que o atendimento humanizado favorece a satisfação do cliente. Mas, quais são os benefícios que isso pode proporcionar ao seu negócio? Em geral, há uma conversão de vendas maior, uma vez que o cliente se sente mais importante e compreendido.

Mas, além disso, podemos citar algumas grandes vantagens, como:

  • melhora a imagem da empresa;
  • ajuda a conquistar a confiança da clientela;
  • faz com que o cliente se lembre da marca no futuro;
  • é um fator que contribui para a fidelização;
  • estabelece um clima organizacional positivo;
  • favorece a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Quais os melhores exemplos de atendimento humanizado no mercado?

Para finalizar este post, apresentaremos alguns cases de sucesso. Nada melhor do que ver na prática os bons resultados de uma estratégia, por isso, confira as empresas que já estão apostando em atendimento humanizado e estão desfrutando de bons resultados.

O primeiro exemplo interessante é o Nubank, que vem adotando uma postura inovadora no trato com seus clientes. Para atrair um público jovem, a startup financeira oferece um atendimento nada mecanizado e evita transferir o problema para outros atendentes. Ela atua ativamente  nas redes sociais e busca conversar de maneira informal com seu público, o que lhe rende bons feedbacks.

Outro bom exemplo é o Méliuz, que também busca trazer mais agilidade e informalidade ao atendimento. A empresa não perde uma oportunidade para demonstrar aos seus usuários o quanto eles são importantes e, por isso, vem ganhando destaque nas redes sociais.

O atendimento humanizado é, portanto, uma estratégia que está atualizada com o novo perfil de clientes — mais exigente, seletivo e atento à maneira com que a empresa interage. Por isso, é fundamental treinar, conscientizar e trabalhar para que isso se torne um hábito em sua equipe!

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Confira a importância do fator humano para customer experience!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário