fbpx

Você sabe como adequar o atendimento para cada perfil de cliente?

Você sabe como adequar o atendimento para cada perfil de cliente?

Entender as diferenças entre um perfil de cliente e outro é importante para criar estratégias comerciais mais acertadas. Perceber bem os tipos de clientes pode até não garantir que a venda seja efetivada, mas aumenta significativamente as chances de sucesso.

Afinal, ao conhecê-los é possível melhorar a abordagem e preparar argumentos mais convincentes e, assim, superar os desafios do atendimento em lidar com pessoas que se comportam de maneira diferente umas das outras — esses são os diferenciais da venda consultiva.

Neste post, listamos diversos tipos de perfil de cliente e algumas dicas para a sua empresa vender mais para cada um deles. Confira!

Exigente

Este é um perfil bem difícil de atender, porque as exigências são as mais variadas, do nível de atendimento à qualidade. Na maioria das vezes, esse cliente pode parecer arrogante ou até ser mesmo. Contudo, ele gosta de falar com especialistas, pois exige que o vendedor entenda muito sobre o produto para tirar absolutamente todas as suas dúvidas.

Como lidar com o cliente exigente

Ao perceber que você se deparou com um cliente exigente, escolha o vendedor mais experiente da sua equipe ou aquele que tenha mais conhecimento acerca dos itens pelos quais ele está interessado (ou possa se interessar). Portanto, o profissional deve responder às dúvidas com propriedade, dar informações adicionais e, de preferência, surpreender.

Negociador

O que este perfil de cliente mais leva em conta na hora de comprar é o preço. É aquela pessoa que entra na loja e, nos primeiros minutos de conversa com o vendedor, já pergunta quanto custa o produto.

É comum que, em seguida, ele reclame que o preço está caro e peça algum desconto.

Como lidar com o cliente negociador

O ponto principal a ser considerado é a preparação dos vendedores. Eles devem estar prontos para não ceder e não dar desconto logo na primeira reclamação. Isso passa por ter uma postura firme, saber a qualidades dos produtos, conhecer bem a concorrência e os diferenciais da marca.

Nesse contexto, o perfil negociador precisa sair da loja com a sensação de que obteve alguma vantagem. Assim, é crucial sempre ter uma carta na manga, como uma venda casada com um preço melhor, uma oferta especial ou um brinde.

Indeciso

Muitas vezes, as pessoas indecisas fazem os vendedores perderem a paciência. São aqueles clientes que pedem para ver diversos tipos de mercadorias, mas não conseguem decidir o produto que querem ou qual marca preferem.

Como lidar com o cliente que não consegue se decidir

Quando um cliente indeciso entra no estabelecimento, é importante que os vendedores estejam preparados para auxiliá-lo. Dessa forma, ele fechará negócio e se sentirá ajudado. Nesse caso, é fundamental que o profissional forneça detalhes sobre as qualidades de cada item e compare as características dos produtos entre os quais a pessoa está indecisa.

Quando o perfil indeciso se identifica com um vendedor, a fidelização ocorre de maneira natural, de maneira que ele sempre voltará à loja e vai querer ser atendido por esse funcionário.

Satisfeito

Geralmente, este perfil de cliente está satisfeito com os serviços da marca e, quando se manifesta por meio do SAC, sugere novidades ou faz elogios. É possível que esse cliente também tenha queixas, porém, caso reclame, o faz em tom amistoso, pois conhece a qualidade da empresa e é consciente que o erro não é uma regra, e sim uma exceção em seu histórico.

Como lidar com o cliente que está satisfeito

Sempre ouça o que esse tipo de pessoa tem a dizer e procure fazer com que ela sinta que as suas opiniões e sugestões são importantes para a organização. Entretanto, não é porque ela está satisfeita que você deve tratá-la com pouca atenção. Para que esse perfil de cliente continue fiel à marca, nunca deixe de investir no relacionamento!

Por fim, tenha em mente que oferecer treinamentos periódicos aos funcionários é algo de extrema importância para que a sua equipe desenvolva as habilidades corretas e consiga lidar melhor com cada perfil de cliente. Assim, os resultados serão incríveis!

Você achou estas informações úteis? Conte-nos a sua opinião deixando um comentário no post!

[rock-convert-cta id=”11245″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter