fbpx

Atrair cliente para o PDV: 5 dicas para fazê-lo utilizando a internet

Atrair cliente para o PDV: 5 dicas para fazê-lo utilizando a internet

Conseguir a fórmula certa de como atrair clientes é o sonho de qualquer empresa, não é mesmo? Ainda mais hoje em dia, quando a competição está cada vez mais intensa e as pessoas têm buscado por experiências e não apenas por produtos bons e baratos (como era antigamente).

No mercado atual existe uma grande luta sendo travada: as lojas físicas precisam superar o e-commerce e voltar a chamar os clientes para seus pontos de venda (PDV). Mas como fazer isso se a compra pela internet já é um hábito para muitas pessoas?

A resposta está exatamente aí: para atrair clientes você precisa ir onde eles estão — neste caso, na internet! Para que sua empresa tenha sucesso ao fazer isso, separamos 5 dicas que vão ajudá-lo. Confira!

1. Invista no marketing de conteúdo

Uma das estratégias mais consolidadas para a atração de clientes usando a internet é o marketing de conteúdo. Ele consiste em produzir materiais relevantes para ajudar seus clientes a superarem os problemas do dia a dia (este texto é um exemplo de marketing de conteúdo).

Essa é uma estratégia de longo prazo. Quanto mais conteúdos coesos forem produzidos, maior será seu alcance e mais pessoas conhecerão sua marca.

2. Dê uma atenção especial às redes sociais

Mas só produzir conteúdos relevantes não é suficiente. Para atender seus clientes você precisa estar nos mesmos canais que eles, concorda? Então, as redes sociais também fazem parte de uma boa estratégia de atração.

Nelas você pode fazer publicações sobre eventos e promoções, iniciar enquetes, interagir com seus clientes e responder qualquer dúvida ou objeção de compra que eles possam ter. A ideia é criar a imagem de uma marca próxima e preocupada com o bem-estar das pessoas.

3. Faça do e-mail uma ferramenta eficaz

Por mais que o contato atualmente seja mais comum pelo WhatsApp, YouTube e pelas demais redes sociais, o e-mail ainda é uma ferramenta muito eficaz. Ao construir um fluxo de conteúdos adequado, sua empresa pode transformar pessoas curiosas em clientes fiéis da marca.

Por isso, procure alguém para ficar responsável pelo e-mail marketing da sua empresa, planeje campanhas (sempre com objetivos muito bem definidos) e atinja um maior número de pessoas!

4. Use os beacons sem moderação

Agora já indo um pouco mais para os avanços tecnológicos, precisamos falar sobre os beacons. Eles são pequenos dispositivos que emitem sinal bluetooth 4.0. Essa tecnologia é capaz de identificar o comportamento do cliente ao indicar as gôndolas pelas quais ele passa.

Quando bem usados, os beacons servem como um farol para que sua marca possa enviar ofertas personalizadas diretamente para o celular dos clientes à medida que eles fazem suas compras.

5. Seja omni, assim como seus clientes

Para além de tudo o que falamos, vale chamar a atenção para mais um ponto: o omnichannel. Hoje em dia tudo está conectado e sua empresa precisa acompanhar esse ritmo. Ao mesmo tempo em que o cliente está no PDV ele está comparando os preços no aplicativo, procurando cupons de desconto etc.

Tudo o que você puder fazer para permitir que essa mudança de canal seja mais natural, faça! Permita que as compras feitas no site sejam retiradas na loja, que o pagamento de um produto do PDV seja feito pelo aplicativo, crie programas de fidelidade mais automatizados, entre outras medidas.

Depois de todas essas dicas sobre como atrair clientes, podemos dar mais uma sugestão: prepare sua equipe! Seus colaboradores precisam encantar os clientes que chegam por meio da internet. A humanização no atendimento é sempre a cereja do bolo e é o que verdadeiramente fideliza as pessoas.

Gostou destas dicas? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter