Dicas

Como atrair novos clientes para impulsionar seu negócio?

junho 12, 2018
atendimento clientes
Tempo de leitura 3 min

Apesar da quantidade de matérias disponíveis sobre o assunto, muitos empreendedores ainda pecam numa questão tão crucial: saber como atrair novos clientes. As causas são as mais variadas possíveis — medo de arriscar em novos mercados, insegurança para investir, treinamento precário do pessoal, falta de conhecimento, entre outros.

Mas a grande questão é que a atração de clientes é fundamental para o sucesso de um negócio. Sem isso, a empresa entra em um platô e qualquer erro pode gerar danos irrecuperáveis. Logo, o caminho é só um: conquistar novos públicos.

E agora? Como você pode fazer isso? A gente explica! Continue a leitura.

Entenda as necessidades e dores do cliente

Pare por um segundo e pense:

  • O que seu cliente realmente precisa?
  • Quais problemas ele enfrenta no dia a dia?
  • O que ele busca em uma empresa?
  • Por que ele escolheria sua marca em vez da concorrente?
  • Como você pode ajudar esse cliente?
  • Na hora de vender seu produto: você fala sobre os benefícios ou sobre como ele pode solucionar as dores do cliente?

Essas são algumas questões básicas para que você repense a forma como trabalha com os produtos e serviços da sua marca. Sempre precisamos considerar a expectativa e as necessidades do cliente. Veja bem: ninguém vai usar dinheiro apenas porque teve vontade.

A força motriz que leva uma pessoa a entrar em contato com a marca é o “incômodo”. Quando estamos bem, completamente satisfeitos com nossas vidas, não temos motivos para mudar nada, ou seja, não existe razão para consumir.

Por isso, é crucial identificar esses desejos e trabalhar em cima deles para cativar os clientes.

Descubra como e onde buscar seus clientes

Outra questão absolutamente importante, mas comumente ignorada, com relação à atração de novos clientes é o canal de comunicação. Cada segmento, produto ou serviço, exige uma estratégia especial para atingir o público desejado.

Sua marca precisa trabalhar de forma consciente, levando em consideração que algumas ações terão mais efeitos em um grupo de clientes do que em outro.

Imagine, por exemplo, que você precisa aumentar a saída de itens de informática, em especial os produtos gamers. O ideal é fazer anúncios na internet, principalmente em buscas relacionadas aos jogos mais famosos. Outdoors e propagandas na televisão, nesse caso, provavelmente seriam um desperdício de recursos.

A mesma lógica se aplica a todos os produtos ou serviços que sua marca oferece. Pense sempre estrategicamente e veja qual a melhor mensagem e canal para chamar a atenção de seus clientes.

Invista na qualidade do atendimento

Como não poderia ser diferente, é preciso relembrar a importância do fator humano na atração de novos clientes.

Sua equipe de vendedores, caixas e atendentes compõem a verdadeira “linha de frente” da empresa. Eles são os representantes da marca e os principais responsáveis por transmitir a visão, missão e os valores da empresa.

Isso significa que o treinamento desse pessoal precisa de um carinho especial. Além das frequentes reciclagens, seus colaboradores precisam passar por um treinamento de ponta, focado na excelência do atendimento e na melhoria da experiência do cliente.

Mas se você acha que estratégias de como atrair novos clientes terminam aqui, está enganado! Depois do processo de atração, é necessário pensar em planos de manutenção e no acompanhamento deles, já que eles precisam se tornar fiéis à marca e, quiçá, promotores — o que atrairia ainda mais pessoas.

Gostou do post? Quer entender melhor sobre o processo de acompanhamento? Então, leia nosso texto sobre métricas para a experiência do cliente. Certamente ele lhe dará informações úteis para seu negócio.

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário