Customer Experience

Qual o melhor momento para contratar uma auditoria? Saiba mais!

setembro 14, 2018
Equipe analisando contrato de auditoria
Tempo de leitura 4 min

Qual o melhor momento para contratar uma auditoria? Essa é uma pergunta que muitos gestores e empreendedores fazem a si mesmos e, em muitos casos, não conseguem responder, definindo se é (ou não) a hora de apostar nesse processo.

De fato, há situações em que a realização de uma auditoria pode mudar os rumos da gestão de um ponto de venda e ampliar os resultados da empresa, fazendo com que as falhas sejam solucionadas e que grandes oportunidades sejam visualizadas.

No entanto, como descobrir se a sua empresa deve investir nesse procedimento? Para ajudá-lo com essa decisão, reunimos os aspectos que precisam ser analisados. Confira!

O que é uma auditoria de operações?

Como anda a gestão do seu ponto de venda? O sucesso de todo negócio depende de um PDV atrativo e capaz de estimular o cliente à compra, afinal, é preciso de um bom percentual de vendas para sobreviver em um mercado tão competitivo.

A auditoria de operações é o processo executado em um PDV que visa a identificar e a neutralizar falhas e ineficiências que prejudicam os resultados da empresa. Ou seja, seu principal objetivo é otimizar o ponto de venda, garantindo que as estratégias de trade marketing e merchandising sejam cumpridas.

Em resumo, os auditores buscam por inconformidades existentes em todo o negócio, principalmente relacionadas aos aspectos operacionais do próprio PDV.

Como saber se é hora de investir em uma auditoria?

Afinal, qual o melhor momento para contratar uma auditoria? Conforme visto, o processo traz muitos benefícios para a empresa, deixando-a mais competitiva e eficiente. Mas, quais sinais e aspectos indicam que o seu negócio precisa passar pelo crivo de auditores? Continue com a leitura e descubra!

Não há uma uniformidade no layout e na aparência do negócio

Uma empresa precisa ter uma imagem marcante e consistente. Por isso, no caso de redes e franquias, é necessário observar se o layout e a aparência dos pontos de vendas são uniformes. Sem essa padronização, o cliente pode se sentir confuso e não estabelecer uma relação de empatia com o negócio.

Desse modo, caso sua empresa esteja pecando nesse quesito, é hora de pensar na possibilidade de contratar uma auditoria externa.

Não há adequação aos programas de marketing

Você tem uma boa equipe de marketing, porém, a execução das estratégias planejadas nem sempre é perfeita. Obviamente, essa inconformidade traz prejuízos à empresa e compromete os resultados obtidos no PDV, o que precisa ser corrigido com eficiência.

Em outras palavras, a auditoria o ajudará a identificar falhas pontuais em cada loja, assegurando que as estratégias de marketing e merchandising sejam executadas conforme o planejamento realizado.

Os materiais promocionais não são posicionados adequadamente

Diversos fatores contribuem para atrair e estimular o cliente a concluir uma compra em um ponto de venda, dentre eles, a forma com que os materiais promocionais e os próprios produtos são distribuídos no local.

No entanto, não é incomum encontrarmos empresas que não sabem como realizar essa distribuição ou ignoram a importância desse fator. Se esse é o caso de seu negócio, talvez a auditoria seja uma opção interessante.

As equipes não se comunicam com eficiência

A falta de comunicação é um grande problema e pode se transformar em um dificultador do crescimento do negócio. As equipes de marketing, vendas e finanças devem estar alinhadas quanto aos objetivos do negócio para trabalharem em conjunto, a fim de manter as vendas em alta.

Empresas que não conseguem manter essa harmonia precisam pensar em estratégias para transpor esse obstáculo com rapidez e eficiência e, sem dúvidas, uma auditoria de processos pode ser fundamental.

Depois de acompanhar as informações acima, você consegue identificar qual o melhor momento para contratar uma auditoria? Essa é uma decisão estratégica e muito importante para a empresa e, portanto, uma das grandes responsabilidades de seus gerentes. Por isso, faça uma análise interna e observe se a sua empresa passa por alguns dos problemas apresentados. Caso seja necessário, não deixe de contar com o auxílio de bons profissionais.

Quer entender melhor como funciona o processo de auditoria? Entre em contato com a SAX agora mesmo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário