Customer Experience

e-NPS: como ele pode motivar seus funcionários?

dezembro 6, 2017
enps-como-ele-pode-motivar-seus-funcionarios
Tempo de leitura 4 min

O quão satisfeitos os seus funcionários estão com a sua empresa? Quais aspectos eles mudariam no ambiente de trabalho? Saber responder a essas perguntas é essencial para manter a motivação de funcionários.

O e-NPS é um sistema de mensuração da satisfação e engajamento dos seus funcionários com a organização. Ele foi criado como uma adaptação do NPS, uma ferramenta utilizada para medir a fidelidade dos clientes de uma empresa. Seu uso fornece dados importantes  na hora de criar ações para melhorar a motivação dos seus colaboradores.

O que é e como funciona o e-NPS

O e-NPS é constituído por uma perguntas simples: de 0 a 10, o quanto você indicaria esse local de trabalho para os seus colegas? Essa pergunta é seguida de um pedido para que o funcionário justifique brevemente a sua resposta.

Parece simples – e é mesmo – mas essa pergunta revela o nível de satisfação dos seus funcionários com a sua empresa, assim como seu grau de engajamento e lealdade. Ela revela qual a probabilidade dos seus colaboradores deixarem a empresa em um futuro próximo.

Além disso, ao perguntar sobre os motivos que o levaram à primeira resposta, você tem acesso às variáveis que estão influenciando o clima da sua organização. Ou seja, você descobre quais os pontos críticos nos quais você deve intervir para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa.

Como aplicar e avaliar as respostas

A aplicação do e-NPS é tão simples quanto sua estrutura. Você deve solicitar que todos os seus funcionários respondam ao que for solicitado o mais sinceramente possível. Para isso, é importante garantir o anonimato dos seus colaboradores. Portanto, cogite a utilização de formulários online para a pesquisa com os seus colaboradores.

Com as respostas em mãos, você precisa analisar os dados colhidos na pesquisa. De acordo com a resposta do seu colaborador, você pode classificá-lo como promotor, neutro ou detrator.

Colaboradores que respondem à primeira pergunta com notas 9 ou 10 são classificados como promotores. Isso significa que eles são os seus funcionários mais motivados e satisfeitos, trabalhando para gerar os melhores resultados possíveis. Já funcionários que respondem com notas 7 e 8 são classificados como neutros. Ou seja, eles estão engajados nas suas tarefas mas não dão o seu melhor para a empresa.

Por outro lado, funcionários que respondem com notas entre 0 e 6 são considerados como detratores. Esses são os seus colaboradores insatisfeitos com o ambiente da sua empresa. Além de terem a menor produtividade, também são os funcionários com maior probabilidade de deixar a empresa em um futuro próximo.

Para calcular o coeficiente final do e-NPS você deve subtrair a porcentagem dos funcionários promotores da empresa pela porcentagem dos detratores. Dessa forma, você consegue avaliar a situação global da sua empresa. Se o resultado for negativo, isso significa que a maioria dos seus funcionários são detratores, enquanto um resultado positivo indica que a maioria dos seus funcionários são promotores.

Após analisar os resultados, você pode avaliar a justificativa dos seus colaboradores. Dessa forma, consegue perceber os pontos críticos do seu ambiente empresarial que merecem intervenção. Ao criar planos de ação para esses aspectos, você poderá melhorar a satisfação e engajamento dos seus funcionários.

Quais os benefícios do e-NPS

A principal vantagem do e-NPS é o fato dele ser uma ferramenta simples e de fácil aplicação na sua empresa. Dessa forma, você pode aplicá-lo com mais frequência e, com isso, avaliar os impactos das suas ações propostas para melhoria do clima organizacional.

Ao melhorar a satisfação e engajamento dos seus funcionários, você melhora também a experiência do seu cliente na sua empresa. Isso porque funcionários mais motivados têm maior produtividade, além de trabalharem com mais qualidade.

Além disso, ao melhorar o ambiente da sua empresa você também diminui o seu índice de turnover. Quanto mais funcionários promotores, menor é a probabilidade deles deixarem sua empresa. Dessa forma, você mantém os seus talentos e economiza os custos de uma nova contratação.

Sabendo dos benefícios do e-NPS para a satisfação e motivação de funcionários, comece a utilizar essa ferramenta agora mesmo. Com isso, você potencializa seus resultados! Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário