fbpx

Gestão à Distância: 4 estratégias para impulsionar sua empresa

Gestão à Distância: 4 estratégias para impulsionar sua empresa

Por mais importante que seja acompanhar o trabalho de toda a sua equipe, é impossível ficar presente em todos os pontos de venda (PDVs) o tempo todo. Graças a isso, a gestão à distância é fundamental para organizar a empresa.

Quando ela é feita adequadamente e utiliza os recursos necessários, toda a empresa ganha. As equipes ficam mais produtivas, o absenteísmo e o turnover diminuem e os líderes têm mais liberdade para ajudar seus liderados.

Para conseguir todos esses benefícios você precisará investir seu tempo em quatro principais ações. Veja, a seguir, quais são elas!

1. Identifique os fatores que atrapalham os colaboradores

O primeiro passo para uma gestão à distância eficiente é o levantamento de possíveis problemas. Com sua experiência, você provavelmente sabe quais comportamentos e dúvidas afetarão o trabalho dos seus colaboradores, correto?

Então, faça um compilado com todas essas questões. Durante os encontros com a equipe, chame a atenção para todos os fatores que podem influenciar o desempenho do seu pessoal e instrua-os sobre as melhores práticas a serem adotadas.

Aproveite ao máximo os encontros presenciais. Dessa forma, como sua gestão será feita a distância, é difícil acompanhar de perto tudo o que acontece, mesmo que os relatórios sejam os mais completos possíveis.

2. Tenha proximidade e liberdade com sua equipe

Gerir um negócio à distância exige trabalho em equipe. Ou seja, sua relação com os colaboradores precisa ser de parceria. Para isso, é preciso se aproximar, conhecer as pessoas, entender o que as motiva e como elas percebem a empresa.

Além disso, a equipe do PDV precisa de autonomia. Sem a liberdade para tomar decisões e serem proativos, a equipe corre o sério risco de ficar improdutiva. Para evitar uma situação assim é que você precisa delegar funções, entregar responsabilidades e recompensar as boas iniciativas.

3. Estabeleça metas e obrigações objetivas

Sem sua presença a todo momento, a equipe precisará de algum norte. As instruções, metas, objetivos e obrigações servem para isso. Elas ajudam as pessoas a se localizarem, entenderem seus papéis e cumprirem com o trabalho.

Só que para isso dar certo é preciso pensar de forma objetiva. Não foque em palavras bonitas ou frases de efeito. Muito pelo contrário, seja simples e direto. Diga o que as pessoas têm que fazer, como o trabalho deve ser feito e qual é a entrega que se espera de cada um.

4. Acompanhe o desempenho dos colaboradores

Mesmo estando longe você não pode deixar de ser presente. O bom gestor acompanha sua equipe em qualquer situação, vê os resultados, dá feedback, premia os melhores e encontra pontos de melhoria para as pessoas que estão abaixo da média.

Mas ficar perto dos colaboradores o tempo todo é complicado. Nesse caso, o Mystery Shopping, ou cliente oculto, é uma alternativa para garantir a qualidade do trabalho da sua equipe. Nessa estratégia, uma pessoa contratada entra no PDV como se fosse um cliente e avalia todo o ambiente e as etapas de atendimento. Depois, você recebe um relatório com as avaliações do profissional em relação aos padrões estabelecidos pela empresa.

Com essas informações em mãos, você consegue pensar a respeito das premiações e dos treinamentos necessários. Essa é uma forma de poupar tempo, mas sem deixar de acompanhar a equipe de perto.

Respeitando essas quatro ações e levando em consideração o feedback dos colaboradores, sua gestão à distância será perfeita. Em pouco tempo você perceberá o impacto disso, o que poderá ser observado no aumento da produtividade e na queda do absenteísmo e turnover.

Achou este conteúdo útil? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

[rock-convert-cta id=”10847″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter