Cases de Sucesso

4 ações para sua empresa sempre manter o foco no cliente

abril 24, 2019
foco no cliente
Tempo de leitura 3 min

Toda empresa que quer crescer precisa manter o foco no cliente. Ele é a peça-chave das organizações, o motivo pelo qual os produtos e serviços são lançados e a razão do negócio manter suas portas abertas.

Então, todas as ações devem ser voltadas a ele. Esse é o melhor caminho para alavancar as vendas, aumentar a lucratividade e, principalmente, criar experiências de consumo cada vez mais ricas e recompensadoras.

Quer aprender a manter o foco no cliente em sua empresa? Então, continue a leitura! Daremos quatro dicas que você precisa colocar em prática.

1. Defina uma buyer persona

Antes de promover ações criativas e inusitadas, você precisa entender quem é o seu cliente. Para fazer isso, a construção de uma buyer persona é essencial. Trata-se de um personagem fictício que carrega características do seu cliente ideal.

Depois de entender quem é essa buyer persona, todas as suas ações precisam ser direcionadas a ela. Assim, antes de colocar alguma ideia em prática, se pergunte: isso é adequado para o meu cliente ideal? Ele gostaria disso?

Para criar a sua buyer persona, você pode usar o Gerador de Personas, que é uma ferramenta simples e muito prática.

2. Promova uma cultura voltada para o cliente

O cliente não pode ser só um personagem no grande roteiro que é o dia a dia de trabalho da sua empresa. Ele merece um lugar de destaque. Por isso, a cultura organizacional precisa ser construída para promover essa ideia.

Então, coloque o cliente no centro de todas as ações e faça dele um dos pilares do seu negócio. Mesmo quando algum processo interno for o foco de intervenção, imagine qual impacto ele trará para as pessoas que são fiéis à marca e como elas reagiriam a essa mudança.

3. Treine os funcionários para suprirem as demandas

A equipe de atendimento e os vendedores do ponto de venda são os principais responsáveis pelo contato com o cliente, não é mesmo? Eles fazem a linha de frente da empresa, resolvendo os problemas e encantando as pessoas com quem entram em contato.

Por esse motivo, eles devem receber o melhor treinamento disponível. Forneça meios, metodologias e ferramentas para que sua equipe esteja apta a suprir as demandas dos clientes.

4. Estreite o relacionamento nos canais de atendimento

Além do excelente relacionamento no ponto de venda e da alta qualidade dos produtos, sua empresa precisa ter muito cuidado ao fazer contato por meio dos canais de atendimento. Os clientes são muito sensíveis ao relacionamento interpessoal e isso deve ser levado em conta.

Então, fuja do atendimento robótico e frio. Invista na humanização dos canais de relacionamento e treine os agentes para que eles sejam promotores da cultura organizacional.

Somado a todas essas dicas para manter o foco no cliente, sua empresa também deve monitorar a satisfação das pessoas, avaliando esse aspecto constantemente. Isso permitirá que você encontre pontos fortes em sua estratégia, que devem ser reforçados, e pontos de melhoria, que precisam ser ajustados.

Além dessas dicas, você quer mais sugestões sobre o que deve ser feito em seu negócio? Então, leia nosso texto que explica o que é CXM e quais os benefícios dele para melhorar a experiência do cliente!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário