fbpx

Inovação no Atendimento ao Cliente: como estimular novas ideias?

Inovação no Atendimento ao Cliente: como estimular novas ideias?

Hoje em dia, oferecer muitos produtos e serviços de qualidade não é o único parâmetro para definir a satisfação dos seus clientes.

Independente do porte de sua empresa, é importante estar ciente sobre a importância do atendimento na experiência global do cliente — a qual define sua fidelidade —, já que um momento inadequado pode trazer várias consequências negativas, como a perda de clientes para a concorrência, por exemplo. Portanto, é hora de trazer mais inovação no atendimento ao cliente!

Logo, é preciso ter ideias inovadoras para atrair mais pessoas e impulsionar suas vendas e, pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro para você. Você verá que elas são essenciais para manter a competitividade a longo prazo. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe!

Cliente oculto

O primeiro passo para melhorar o seu atendimento é analisar as características do seu negócio sob o olhar do seu público. Então, que tal aderir ao serviço do cliente oculto? Essa ferramenta é uma forma de contratar pessoas para avaliarem a sua empresa se passando por um cliente comum.

O objetivo desse serviço é realizar uma avaliação do atendimento de forma oculta, sem que nenhum funcionário perceba. Desse modo, será possível que o cliente oculto possa ter mais êxito ao verificar alguns aspectos, como a organização do ambiente, a comunicação dos funcionários e o cumprimento dos processos de vendas.

Com isso, você terá um relato bem definido sobre o funcionamento da sua empresa baseado no olhar de outras pessoas.

Tecnologias

As tecnologias desempenham um papel importante tanto em melhorar a experiência dos seus clientes quanto em ampliar a quantidade deles. Há ferramentas capazes de auxiliar sua empresa em praticamente todos os setores, como suporte, comunicação, estrutura e agilidade nos processos.

O Call Back, por exemplo, é uma ferramenta que permite acolher melhor o seu cliente. Ela funciona da seguinte forma: caso não seja possível atender no momento, o cliente será avisado que, em breve, algum atendente retornará a ligação.

Assim, o software deixa uma mensagem para os atendentes retornarem aos clientes que não puderam ser atendidos imediatamente.

Não podemos deixar de falar, também, dos Chatbots. Com essa tecnologia, seus clientes não precisarão mais esperar para resolver dúvidas simples ou para obter suporte para problemas pouco complexos.

Com esses robôs de atendimento, você poderá programar algumas perguntas e respostas automáticas.

Dessa forma, quando um cliente entrar no chat do seu site, o Chatbot reconhecerá as palavras-chave e buscará encaminhar a melhor resposta para aquela questão, interpretando a linguagem humana em um nível mais básico.

E por último um sistema de help desk que possibilita a centralização de toda comunicação realizada com o cliente e disponibiliza o histórico de atendimentos realizados por sua equipe. Assim, fica muito mais fácil ter acessos a métricas que dizem mais sobre o desempenho do atendimento.

Big Data

Com o Big Data, sua empresa é capaz de obter informações valiosas sobre os seus clientes e usar isso como uma estratégia para ofertar um atendimento personalizado.

Além disso, é possível fazer o monitoramento das ligações e das mensagens e armazenar essas informações em um banco de dados. Assim, você pode analisar os gostos, necessidades e intenções de compra dos seus clientes e treinar sua equipe de atendimento com mais eficiência para que tenham tomadas de decisão mais rápidas.

Quando se trata de um negócio, sabemos que os problemas são inevitáveis. Mesmo que não se possa ter um comércio perfeito, é possível atenuar os atritos e diminuir os empecilhos.

Um bom começo para isso, é seguir essas dicas para melhorar a visão dos seus clientes sobre a sua empresa e os fazendo sentir-se mais acolhidos e bem recebidos. Com isso, você ampliará seu mercado e suas vendas.

Agora que você entende mais sobre a importância da inovação no atendimento ao cliente para estimular novas estratégias, entre em contato conosco e veja quais soluções nós oferecemos para te auxiliar nesse processo. Basta acessar a nossa página!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter