Dicas

5 importantes itens para avaliar com um checklist para franquias

março 16, 2019
itens para avaliar com um checklist para franquias
Tempo de leitura 3 min

Você conhece o checklist para franquias? Essa é uma ferramenta incrível, capaz de facilitar a avaliação de um Ponto de Venda (PDV) e evitar que você esqueça de alguma coisa durante a vistoria — mas apenas quando feito da maneira correta.

Ele não pode ter informações demais, já que o seu objetivo é ser direto e garantir a priorização de itens importantes. Justamente por isso, é preciso saber exatamente quais são os mais importantes itens para avaliar com um checklist para franquias, para que nada crucial seja deixado de lado.

Quer saber quais são? Para ajudar você, listamos todos eles a seguir! Continue lendo e confira.

1. Adequação aos padrões operacionais e atitudinais

A franquia não é um negócio independente. Muito pelo contrário, ela faz parte da mesma identidade de marca que as outras lojas. Isso significa que todos os PDVs precisam se submeter aos mesmos padrões operacionais e atitudinais.

É necessário, portanto, verificar a execução dos trabalhos e o comportamento dos atendentes — principalmente a relação que eles têm com cada cliente. Também é preciso olhar a disposição dos itens nas gôndolas e garantir que o planograma está sendo seguido à risca, já que essa organização faz parte da identidade visual da marca.

2. Postura do franqueado

A postura do franqueado é outro ponto que merece nossa atenção. Ele precisa estar disposto a seguir com tudo o que foi acordado em contrato, sendo um representante da marca naquele ponto de venda e garantindo a melhor experiência possível para os clientes.

3. Produtividade

Obviamente, a produtividade também deve ser avaliada. É preciso verificar se a franquia está com o desempenho compatível com o que era esperado para uma loja com aquele tempo de existência. Caso ela esteja produzindo em maior ou menor volume do que deveria, é importante encontrar as causas disso.

4. Atendimento

A identidade de uma marca é construída em todos os pontos de contato com o cliente. Isso inclui as propagandas na televisão, o impulsionamento no Facebook, os outdoors, o layout do PDV e até a forma como os colaboradores se comportam e conversam.

Na verdade, dentre todos esses fatores, podemos dizer que o atendimento é o mais importante. Ele interfere de forma direta na decisão de compra das pessoas. Então, observe como a equipe da franquia interage com os clientes e identifique sempre pontos de possível melhoria.

5. Treinamentos

Para manter esse nível de alinhamento de que estamos falando, todos os envolvidos com a franquia precisam receber um treinamento adequado. Isso significa que tanto o franqueado quanto a sua equipe devem ser submetidos a esse processo. Portanto, durante a sua visita a uma franquia, veja se a equipe e o franqueado atendem a esses requisitos e se existe a necessidade de oferecer uma atualização.

Por fim, além de avaliar cada um desses pontos, é interessante que você busque a ajuda de uma empresa especializada em pesquisa e consultoria — como é o caso da SAX — principalmente para implementar métricas focadas no cliente.

Mesmo entendendo quais são os mais importantes itens para avaliar com um checklist para franquias, às vezes a falta de experiência pode dificultar a avaliação e prejudicar o andamento do negócio. Nesse caso, contar com a ajuda de uma empresa com know-how é fundamental.

Então, gostou do nosso post? Se você reconhece essa necessidade e quer garantir que suas franquias tenham sucesso, entre em contato conosco! Nossa equipe está à disposição para atendê-lo.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário