Dicas

4 formas de melhorar o engajamento da equipe

janeiro 9, 2018
melhorar-o-engajamento-a-equipe
Tempo de leitura 3 min

Uma equipe mais entrosada e motivada tem um melhor desempenho, o que gera resultados expressivos para a empresa. Afinal, o capital humano é parte vital dentro de uma organização. Nesse sentido, os empreendedores buscam estratégias para fortalecer o time, tornando-o altamente capacitado.

Vale desde proporcionar um ambiente descontraído até mesmo estabelecer objetivos comuns. Não existe uma regra aqui. O importante é conhecer bem os colaboradores para, assim, criar alternativas capazes de melhorar o engajamento da equipe. Interessou-se pelo assunto e quer algumas sugestões? Continue a leitura!

1. Definir metas reais

O primeiro passo para obter êxito nessa tarefa é definir metas. Ao adotar essa estratégia, os colaboradores seguirão em direção ao mesmo propósito: a consolidação e o desenvolvimento do negócio. Mas não basta apenas estabelecer os objetivos. Certificar-se de que eles são alcançáveis é outra exigência. Caso contrário, existe grande chance de tal alternativa desmotivar o time, gerando um resultado aquém do esperado.

Lembre-se ainda de que as regras devem ser transparentes. Para não gerar dúvidas nem cenários complicados, crie um arquivo contemplando todas as regras, desde a data de início e de término da ação até as bonificações que serão concedidas.

2. Valorizar o trabalho do time

Valorizar o trabalho da equipe é tão — ou até mais — importante do que as premiações. Após tanto esforço e dedicação, nada mais justo para os colaboradores do que ter o devido reconhecimento do alto escalão administrativo.

Demonstre para o time que a empresa é grata por tê-lo como aliado e deixe claro que a participação de cada um foi essencial para o sucesso da organização. Isto é: todos têm um papel indispensável em cada vitória, e que sem eles a organização não conseguiria se tornar referência.

3. Apostar em reuniões one on one

One on one em tradução literal é “um para um”. Em outras palavras, é uma reunião realizada individualmente — entre um gerente ou supervisor e um colaborador. Nesse momento, o líder pode tratar diversos assuntos — desde produtividade até mesmo a satisfação do colaborador.

Os feedbacks também podem ser fornecidos durante a reunião particular. Elogie os pontos positivos do colaborador e mostre, com delicadeza, quais são os aspectos que podem ser aprimorados. É importante, nesse contexto, utilizar uma abordagem apropriada, de forma que cada integrante saia da sala mais motivado.

4. Alinhar o discurso

Não corra o risco de ter um quadro de efetivos que faz diversas promessas para os clientes, mesmo sabendo que não terá condições de honrar com a palavra. Para evitar essas situações, é fundamental alinhar os discursos internos e externos, garantindo assim mais transparência — tanto nos processos como no contato com o cliente. Os ensinamentos e diretrizes transmitidos pelos líderes devem ser mantidos quando o colaborador for negociar com o cliente.

Fato é que um time mais engajado e estimulado é sinônimo de melhor desempenho, o que torna a empresa mais rentável. Além do mais, tais características ajudam a criar um clima organizacional harmonioso, contribuindo, assim, com o bem-estar da equipe.

Agora é a sua vez. Você utiliza alguma dessas formas para melhorar o engajamento da equipe? Qual foi o resultado? Deixe um comentário!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário