Dicas

Por que é importante mensurar o engajamento dos funcionários?

junho 14, 2018
Engajamento de funcionários
Tempo de leitura 3 min

Quando falamos sobre gestão de pessoas, é difícil não focamos em questões como motivação e produtividade. Mas você já parou para pensar o quão importante é, também, o engajamento dos funcionários?

Ter a seu lado pessoas que, de fato, vestem a camisa da empresa é algo que não tem preço. Além de esses profissionais contribuírem para a melhoria do clima organizacional, elas se tornam o carro-chefe do negócio e representam a marca perante os clientes.

Uma equipe que trabalha dessa forma, com certeza é capaz de impulsionar os resultados da empresa, não é mesmo?

Por que é importante avaliar o engajamento dos funcionários?

Mas garantir o engajamento dos colaboradores não é lá uma tarefa muito fácil. É preciso acompanhar o comportamento de cada pessoa da equipe e assegurar que suas ações estejam alinhadas com a estratégia organizacional e a proposta da marca.

Então nada de deixar as coisas seguirem sem rumo! Mensure constantemente o desempenho de seus funcionários. Use as melhores ferramentas disponíveis, como o NPS, a auditoria de operações e o cliente oculto, e garanta que sua equipe é a melhor possível.

Como podemos aumentar o engajamento das equipes?

Apesar de o engajamento ser um comportamento que vai surgindo naturalmente, a partir da identificação que os colaboradores têm com a empresa, é possível “adiantar” o processo. Você pode adotar algumas ações que favorecem essa identificação. Vamos ver algumas delas? Acompanhe!

Trabalhe com as lideranças

O líder é a figura que serve de exemplo para todos os colaboradores. Dessa forma, esse profissional precisa estar alinhado com tudo o que a marca quer passar para o cliente (interno e externo). Por esse motivo, a sua relação com as lideranças deve ser próxima, sempre ajudando-os a melhorar.

Dê um propósito para sua equipe

Quando os colaboradores trabalham sem um propósito, o serviço se torna mecânico e o engajamento fica reduzido. Procure evitar essas situações, mostre para as pessoas a importância de cada papel desempenhado e o impacto que ele gera na experiência proporcionada aos clientes.

Fomente uma cultura de valorização

Sabe aquela imagem que sua empresa quer passar para os clientes? Ela precisa começar de dentro, partindo da cultura interna da organização. Invista em uma cultura que valorize as pessoas, sempre mostrando que cada colaborador é único e essencial para as atividades que ele desenvolve.

Recompense os esforços

Nunca ignore os esforços de sua equipe! Quem se empenha para bater metas, dar ideias, ou melhorar processos, é alguém que está engajado. Se essa pessoa não receber o devido reconhecimento, ela poderá perder o ânimo e deixar de lado esses esforços que não competem a seu cargo.

Apesar de ser trabalhoso o processo de alinhamento de expectativas, lembre-se que o engajamento da equipe beneficia toda a empresa. Os líderes contam com colaboradores mais eficientes, a experiência do cliente é melhor trabalhada e a gestão garante que a proposta da marca está sendo atendida.

Como estamos falando de engajamento dos funcionários, que tal mostrar para seus contatos a importância desse comportamento? Para isso, compartilhe este texto em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário