Dicas

Merchandising no ponto de venda: confira 5 estratégias importantes

outubro 11, 2018
Tempo de leitura 4 min

Sabe aquela experiência em uma loja que deixa você encantado e faz com que divulgue para todos o quanto ela foi inovadora? Pois é, a empresa que proporciona isso a você e a todos os outros clientes não está pensando apenas em surpreender. Ela está altamente orientada para a melhoria do merchandising no ponto de venda.

Via de regra, estratégias inovadoras não têm parâmetros claros de comparação. Então, é difícil para o cliente entender exatamente a experiência que você está oferecendo. Para isso, é importante ter clareza dos benefícios que as suas ações geram em relação às opções que ele tem.

Isso mostra a relevância de aprimorar as estratégias do merchandising no ponto de venda. Neste artigo, vamos mostrar as 5 mais importantes. Leia agora mesmo!

1. Oferecer programas de fidelidade

O programa de fidelidade é uma das estratégias de marketing para fazer com que o mesmo cliente dê preferência à sua empresa sempre que precisar. Normalmente, ele funciona por meio de acúmulos de pontos, que dão direito a recompensas.

Dessa maneira, fica claro que os clientes só têm a ganhar com os programas de fidelidade, uma vez que recebem mais por um mesmo investimento. Já para os empresários, a tática é uma forma de criar um grupo de clientes fiéis à marca, que a compreendem e promovem o crescimento dos resultados, aumentando o seu ticket médio.

2. Distribuir vouchers de descontos

O voucher de desconto é uma tática promocional que consiste em ofertar um percentual de desconto que será aplicado ao final da compra. Uma ótima dica é enviá-lo por e-mail para seu cliente frequente, como forma de lembrá-lo da sua empresa e fazê-lo se sentir valorizado.

Assim, as chances de aumentar o giro de produtos (bem como as vendas) são enormes, pois os vouchers estimulam o consumo, atraindo o público para a sua loja. Estabeleça algumas regras para a aplicação, como a data de validade, valor mínimo ou determine a categoria de produtos para que a estratégia não dê prejuízo e garanta os resultados esperados.

3. Fazer uso de tecnologias sensoriais com a realidade aumentada

A digitalização do varejo físico possibilita que as empresas sejam mais seguras na comunicação com os clientes por meio do uso de tecnologias sensoriais com realidade aumentada, que tem o objetivo de criar conexão emocional e física poderosa entre a marca e seu cliente, explorando os 5 os sentidos em todos os níveis.

Sob esse aspecto, a era digital tornou-se um atrativo para muitas pessoas e o uso da tecnologia para executar ações de merchandising no ponto de venda faz com que sua marca seja notada pelos investimentos em inovação. Dessa forma, você fortalece a imagem de uma empresa antenada com a atualidade e que está sempre pronta a oferecer melhores soluções.

4. Aplicar cross-merchandising

A técnica de cross-merchandising nada mais é que fazer venda cruzada de produtos e despertar a compra por impulso ou conveniência. Assim, seu objetivo principal é alavancar as vendas de produtos inicialmente esquecidos. Por exemplo, quando você vê na prateleira do supermercado o amendoim posicionado ao lado das cervejas, você está diante da técnica de cross-merchandising.

Então, ao criar ações que fazem sentido para o cliente, sua empresa estreitará as relações interpessoais no processo de compra, garantindo proveito satisfatório nos resultados com atitudes simples.

5. Praticar storytelling

Quando seu funcionário está contando uma história para seu cliente, ele provavelmente não está com “papo de vendedor”, mas praticando o storytelling, poderosa estratégia de persuasão. Além disso, ele está, de fato, construindo e reforçando sua marca.

Tudo isso promove intensamente a vontade de comprar seus produtos, uma vez que o storytelling desperta a curiosidade sobre o valor (e não o preço), assim como esses produtos fazem parte da vida dos seus clientes. Para quem busca por resultados, praticar storytelling é uma estratégia bastante acertada.

Por fim, dar a devida atenção ao merchandising no ponto de venda, adotando estratégias para a melhoria da experiência dos clientes, incorpora a visão deles nos processos internos da empresa, visando aumentar a satisfação e a rentabilidade.

Se você pensa em desenvolver ainda mais as relações interpessoais no processo de compra, não deixe de ler as principais métricas de experiência do cliente na sua empresa.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário