Customer Experience

Quais as vantagens e como aplicar o mystery shopping em vídeo?

julho 3, 2018
mystery shopping em vídeo
Tempo de leitura 3 min

Fornecer uma boa experiência de compra em cada ponto de contato com a marca tornou-se, hoje, um dos principais motivos de fidelização do shopper. Afinal, um bom atendimento é capaz de definir todo o tom do relacionamento do cliente com um negócio, e fazer com que ele busque novas interações.

O mystery shopping, assim, é uma das ferramentas mais indicadas para quem deseja combater atendimentos medianos e saber, exatamente, em que investir para encantar clientes. Mas você já ouviu falar em mystery shopping em vídeo? Sabe o que isso significa e como ele pode beneficiar uma companhia?

No post de hoje, explicamos como funciona essa abordagem e como ela é diferente da tradicional, expondo também suas vantagens e o momento certo de utilizá-la em uma companhia. Interessado? Então, acompanhe!

O mystery shopping em vídeo

O mystery shopping é uma ferramenta que permite a avaliação dos pontos de contato entre uma marca e seus shoppers anonimamente — ainda que os profissionais e gestores tenham ciência de que os clientes ocultos estão realizando a checagem da empresa.

No caso do mystery shopping em vídeo, esse cliente oculto captura, por meio de seu smartphone (ou dispositivo similar), toda a ação por ele realizada. Assim, os gestores podem acompanhar exatamente a realidade do atendimento em seu PDV, bem como tomar medidas exatas para aumentar a performance dos vendedores no futuro.

A ação é gravada de forma oculta, o que assegura que as interações ali havidas sejam completamente orgânicas. E tudo acontece perfeitamente dentro da lei: os vídeos gerados devem ser editados para que as identidades dos funcionários filmados sejam preservadas antes que haja uma divulgação desse material dentro da empresa.

As vantagens do mystery shopping em vídeo

Em muitos casos, a diferença entre fechar uma venda e perder o cliente para o concorrente reside no nível de excelência do serviço oferecido durante o processo de compra. Pois o mystery shopping em vídeo gera um material de treinamento bastante rico que permite aos gestores a exemplificação de boas práticas e a correção de processos e discursos não condizentes com os padrões da empresa, oferecendo soluções que curem as dores do shopper e o fidelizem.

Nesse sentido, a gravação em vídeo permite que se entenda a real visão do shopper quanto à interação com a marca no PDV, o que pode auxiliar a companhia a criar práticas melhores de atendimento ao cliente e alavancar vendas.

Quando utilizar essa abordagem

O mystery shopping em vídeo pode ser utilizado a qualquer momento, sendo indicado para empresas que buscam avaliar questões como a dinâmica operacional do negócio, a percepção do espaço físico e o comportamento dos colaboradores nas interações com os clientes.

Pontos como limpeza do ambiente, disposição dos produtos, iluminação etc. também podem ser registrados pela gravação — que, como mencionamos, pode ser usada para treinar os colaboradores e modificar processos no PDV.

Enfim, agora você já sabe o que é o mystery shopping em vídeo e quais são as vantagens de utilizá-lo em seu negócio. Basta, então, colocar estas dicas em prática!

E agora, se gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e faça com que seus colegas também compreendam os benefícios desse método!​

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário