fbpx

Como garantir a padronização de franquias? Conheça 5 ações!

Como garantir a padronização de franquias? Conheça 5 ações!

A padronização de franquias é importante para que a qualidade dos serviços seja preservada, o reconhecimento da marca seja fortalecido e, consequentemente, a demanda pelos produtos e serviços cresça. Por isso, não dar a devida atenção para esse assunto pode causar problemas à gestão da empresa.

Mas quais aspectos observar a fim de garantir a padronização de franquias? Confira, abaixo, 5 dicas para fazer isso com eficiência!

1. Tenha processos bem definidos

Uma boa maneira de garantir que todos os colaboradores de função igual agirão da mesma forma, é adotar processos minuciosamente detalhados e, assim, eliminar espaços para improvisos.

Dessa forma, os funcionários devem ser constantemente treinados e instruídos a reagir com uma determinada postura a depender da interação com cada cliente. Essa é uma das premissas para que o atendimento de uma marca seja considerado excelente.

Com isso, o que queremos mostrar aqui, é que em uma rede de franquias, qualquer relação entre empregado e cliente precisa ser planejada. Assim, o funcionário já deverá ter sido preparado para todos os tipos de desafios e situações que ele possa vir a enfrentar, sem deixar nada por conta do acaso.

2. Ofereça treinamentos para a sua equipe

Outro aspecto essencial para assegurar a padronização de franquias é contar com uma boa equipe. Para isso, é fundamental que a gestão ofereça capacitação e excelentes ações de treinamento para os times.

Afinal, é difícil que o franqueado mantenha um padrão de qualidade sem práticas específicas de treinamento e alinhamento.

Acreditamos que os manuais são importantes, contudo, não são suficientes para garantir que todos trabalhem nivelados. Porque eles até explicam a parte teórica, entretanto, é necessário colocar todo o ensinamento em prática.

3. Realize auditorias no ponto de venda (PDV)

Outra boa estratégia para garantir a padronização de franquias é se fazer presente por meio de auditorias no PDV. Ou seja, o franqueador precisa ter um time de profissionais responsáveis por visitar os franqueados. Assim, eles deverão além de auditar, analisar detalhadamente como tem funcionado toda a estrutura da unidade.

Por esse motivo, é muito importante manter o local ordenado, limpo e organizado. Pode parecer irrelevante, mas a disposição dos totens, prateleiras e demais itens faz toda a diferença na hora de proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Em se tratando de franquias, o visual da loja deve ser igual em todas as unidades, porque isso faz com que o cliente sinta-se confortável e familiarizado com a marca, uma vez que ele confia e conhece aquele espaço.

4. Invista em tecnologia

Os softwares disponíveis para franquias ajudam a otimizar processos e, consequentemente, a economizar tempo. Hoje em dia, existem soluções inovadoras para:

  • treinamento;
  • gestão;
  • controle financeiro;
  • acompanhamento de desempenho;
  • atendimento online.

Essas facilidades tecnológicas viabilizam que o capital humano direcione seu foco para setores que precisam de mais atenção, como o atendimento ao cliente presencial.

Para tanto, as franquias, que normalmente têm problemas com alta rotatividade de funcionários, reduzem os custos com treinamentos ao utilizar conferências online ou videoaulas. Assim, os colaboradores de qualquer unidade da rede usufruem da capacitação simultaneamente e sem custos com deslocamento.

Por outro lado, a tecnologia permite que os franqueadores também tenham um maior controle acerca das operações das lojas. Isso se dá ao fato de que softwares específicos são capazes de reunir dados sobre: nível de satisfação dos clientes, faturamento, qualidade dos serviços etc.

5. Monitore o desempenho das lojas

A estratégia do momento é a de Mystery Shopping, na qual uma pessoa comum é selecionada para desempenhar o papel de cliente oculto. Essa pessoa avalia os serviços da empresa e também o nível do atendimento oferecido.

Como essa é uma metodologia baseada em Customer Experience, fica mais fácil para a marca entender melhor as impressões do cliente. Esse é, sem dúvidas, o melhor caminho para identificar os pontos fracos e fortes do negócio, assim como para buscar soluções que melhorem os processos.

Para tanto, destacamos a importância de contar com uma consultoria especializada em Customer Experience a fim de garantir a qualidade dos processos que envolvem a padronização de franquias.

Se você quer ir além e melhorar ainda mais seus resultados, entre em contato conosco! Temos a melhor solução para o seu negócio.

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter