fbpx

4 dicas ideais pra garantir a entrega da promessa de marca no atendimento

4 dicas ideais pra garantir a entrega da promessa de marca no atendimento

O relacionamento entre marcas e clientes vem mudando num ritmo frenético e o desejo do público por atendimentos personalizados que acertem em cheio suas demandas tem motivado grandes empresas a repensar o seu posicionamento.

Assim, faz-se necessário adaptar os valores da marca às necessidades dos clientes, criando uma relação saudável de parceria. Lembre-se que o posicionamento é a definição de como a empresa quer que os clientes reconheçam a sua marca. Com isso, torna-se prioritário alinhar toda a equipe em volta de um discurso em comum.

Se a sua equipe entende e absorve o posicionamento, fica muito mais fácil disseminá-lo entre os clientes e fortalecer o branding da marca. No caso do varejo, o atendimento é o momento decisivo para transmitir ao cliente os valores da marca e fidelizá-lo.

Mas como preparar a equipe para transmitir o posicionamento de marca durante o atendimento ao cliente no PDV? Reunimos 4 dicas que vão ajudar a colocar esse projeto em prática hoje mesmo. Confira!

1. Fortaleça a missão, a visão e os valores da empresa junto à equipe

O cerne do posicionamento de marca está na clareza de missão, visão e, principalmente, valores da empresa. Qualquer decisão, seja comercial ou institucional, precisa ser tomada à luz desses princípios. Por isso, é tão importante que a equipe conheça e se comprometa com cada um desses pontos.

No caso do atendimento, essa importância aumenta — afinal, são esses os colaboradores responsáveis por transmitir diretamente os valores da empresa para o cliente. Se o processo de atendimento encontra dissonâncias com os princípios da marca, o seu cliente certamente notará e levará consigo essa impressão.

2. Mantenha seu time engajado

Os valores da marca podem ser perfeitos, mas não farão sentido se o seu time não estiver realmente engajado. Sabe aquela história de “vestir a camisa da empresa”? É exatamente disso que estamos falando.

Antes de mais nada, é preciso garantir que os seus colaboradores acreditem de verdade nos valores da marca. Certifique-se de que a equipe está feliz com o trabalho realizado e com as condições impostas para ajudar a empresa a crescer.

Envolva o seu time, fazendo-o se sentir responsável pelo desenvolvimento da marca e pelos bons resultados obtidos. Ao trazê-los para perto, você ganha promotores instantâneos e realmente relevantes.

3. Exerça o posicionamento de marca também na cultura organizacional

Uma marca não se faz apenas de clientes. O público interno é o principal agente de disseminação da boa (ou má) reputação de uma empresa. Pensando nisso, o posicionamento de marca deve começar de dentro para fora, impactando a equipe em ações organizacionais de endomarketing, por exemplo.

Essa estratégia pode até ser considerada um bom termômetro para corrigir eventuais desacertos no posicionamento inicialmente imaginado para a marca.

4. Demonstre na prática o valor da marca para os colaboradores

Investigue a percepção dos colaboradores sobre o posicionamento. Eles acreditam no que a empresa vende? Confiam nos valores inicialmente estabelecidos?

Imagine a equipe de atendimento como os emissores da sua mensagem. São esses colaboradores que dão voz ao que a empresa quer entregar. É imprescindível tê-los como aliados, garantido que esse público é capaz de enxergar com clareza o valor da marca.

Só assim é possível garantir que o posicionamento será transmitido exatamente como o planejado, preservando a intenção da marca do início (público interno) ao fim (cliente) do ciclo de vendas. De modo geral, a garantia de que o posicionamento de marca será transmitido aos clientes seguindo as intenções e estratégias de comunicação passa pela equipe de atendimento.

Mantenha-os sempre alinhados aos valores da empresa e ao discurso da marca para fortalecer o branding e, consequentemente, ampliar a presença entre todos os seus públicos-alvo.

Quer aumentar seus insights? Então descubra como essas 3 marcas inovadoras se tornaram referência em atendimento ao cliente.

[rock-convert-cta id=”11245″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter