fbpx

Por que toda empresa ter uma proposta de valor?

Por que toda empresa ter uma proposta de valor?

Foi-se a época em que oferecer artigos de venda de boa qualidade garantiam a satisfação e a fidelização de clientes. Para se manter firme e se destacar da concorrência, sua empresa deverá apresentar uma boa proposta de valor.

Quer saber mais sobre o que é proposta de valor e como ela poderá melhorar o seu relacionamento com o cliente? Acompanhe este post até o final e descubra o ingrediente secreto para uma receita de sucesso!

Entenda o que é proposta de valor

A proposta de valor é aquilo que vai definir a escolha por determinado produto ou serviço. Independentemente de oferecer o mesmo que a concorrência, há estratégias eficazes para a fidelização, como por exemplo, oferecer vantagens na forma de pagamento, agilidade na entrega, atendimento humanizado, entre outros diferenciais.

Para que essas vantagens sejam perceptíveis é preciso criar uma proposta de valor sólida e sustentável. Como? Focando no bem mais precioso de sua empresa: o cliente.

Vamos começar?

Aprenda como fazer a proposta de valor

Seja original

Para ganhar visibilidade é necessário ousar, ofertando produtos e serviços mais criativos. Para isso, busque soluções inovadoras que possam atender efetivamente aos problemas cotidianos do seu público-alvo.

Seja excelente

A regra de ouro do sucesso nas vendas é sempre buscar excelência no que se faz. Investir na qualidade do atendimento é um exemplo para criar uma boa proposta de valor.

Seja exclusivo

A exclusividade tem um grande apelo entre as pessoas, pois elas se sentem mais valorizadas e têm a percepção que suas necessidades e desejos estão sendo atendidos e compreendidos. Por mais acirrado que seja o mercado, sempre há meios de tornar uma marca única aos olhos do cliente.

Seja desejável

Há dois fatores que impulsionam as compras: a necessidade e o desejo. A primeira atende aos fatores primários, como a fome. Já o segundo pode ser instigado por meio de uma proposta diferenciada — um apelo emocional com um produto ou serviço mais atrativo.

Conheça a proposta de valor das grandes empresas de sucesso

Netflix

A Netflix oferece uma série de vantagens, porém a principal é possibilitar ao cliente assistir séries, filmes e documentários quando e onde quiser, sem pagar nada além do combinado.

Uber

Ao utilizar os serviços do Uber, o passageiro poderá ter uma opção de transporte com mais conforto, bom atendimento a um preço acessível, além da praticidade de poder chamar um carro por um aplicativo.

Tag Livros

Os leitores têm acesso a livros indicados por grandes nomes da literatura e ainda ganham um kit completo. A ideia não é somente disponibilizar um conteúdo para leitura, mas também proporcionar novas experiências literárias.

Inicie sua proposta de valor

Conheça o seu público-alvo

Investigue quais são os principais motivadores de compra das pessoas e entenda como seus produtos podem solucionar seus problemas e atender aos seus desejos e necessidades.

Conheça a concorrência

Para conhecer os fatores mais admirados em empresas concorrentes, busque informações nas redes sociais e interaja com os clientes, perguntando o que eles prezam nos similares ofertados pelas outras marcas.

Seja assertivo

Para se conectar com o cliente, sua empresa precisará adequar o repertório comunicacional com o público-alvo. Para isso, conheça a linguagem utilizada e alinhe a sua mensagem com o receptor.

Invista no pós-venda

Para manter a fidelização com o seu público, demostre o quão importante ele é para a sua empresa. Uma maneira bastante eficaz de realizar essa tarefa é monitorar todos os pontos da venda e mensurar a satisfação do cliente, realizando pesquisas periódicas para saber os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.

Ofereça um atendimento humanizado

O cliente deverá sempre se sentir acolhido e bem atendido. Com um mau atendimento as pessoas pensarão duas vezes antes de voltar a comprar em uma determinada empresa, mesmo que ela ofereça um bom produto. Lembre-se: um cliente satisfeito é a melhor propaganda para a sua marca! Pense nisso!

Agora que você já sabe o que é a proposta de valor e aprendeu como criá-la, que tal colocar a mão na massa e garantir o sucesso de vendas para o seu negócio?

Gostou da leitura? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre que você está por dentro do assunto. Até a próxima!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter