fbpx

Qual a importância e como conduzir uma auditoria em franquias?

Qual a importância e como conduzir uma auditoria em franquias?

Para que uma franquia mantenha o mesmo nível de qualidade das outras unidades, é fundamental que os processos sejam padronizados. Sendo assim, uma auditoria em franquias tem um papel fundamental nesse contexto.

Afinal, é muito comum nos depararmos com reclamações de clientes sobre uma marca em relação a determinadas lojas, não é verdade? Isso se deve a falhas no controle de qualidade que podem ser evitadas com a implementação de uma logística mais rígida.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos por qucontratar uma auditoria em franquias é tão importante e quais as melhores práticas para conduzi-la. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo para conferir!

O que é auditoria em franquias?

Auditoria em franquias consiste, de forma resumida, no conjunto de procedimentos que tem a finalidade de manter o padrão físico e operacional das lojas, atuando na resolução de problemas e garantindo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela rede.

Por que é um processo tão importante?

A importância da realização de auditorias periodicamente se deve ao fato de que o franqueador, de posse das informações coletadas pelos auditores de campo de campo, pode determinar modelos padronizados que envolvam uma gama abrangente de aspectos pertinentes ao cotidiano da marca, como:

  • aplicação correta de material promocional;
  • padronização visual de redes e franquias;
  • execução de pontos extras;
  • condições físicas do estabelecimento;
  • presença e pontualidade dos profissionais de vendas;
  • questões ligadas à identidade visual da marca.

Além de levantar possíveis falhas e pontos de melhoria com mais precisão e agilidade.

Por que uma auditoria em franquias deve ser conduzida por uma empresa especializada?

Antes de prosseguirmos, lembre-se de que contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço pode fazer uma grande diferença na operação como um todo.

Dito isso, é fundamental que o programa de auditorias seja realizado por auditores altamente treinados para verificar a conformidade dos padrões estabelecidos pela franqueadora de forma profissional e transparente.

A seguir, mostraremos os principais motivos para contar com os serviços de uma companhia especializada no assunto.

Garantia de resolução dos problemas

Um programa bem definido garante que os problemas da unidade não apenas sejam reconhecidos, mas que sejam tomadas todas as providências para assegurar as melhorias necessárias.

Independentemente de qual seja a distância entre uma loja da marca e outra, o objetivo é de que elas operem seguindo os mesmos padrões visuais e de qualidade, concorda? Mais um motivo para contar com uma empresa que utilize um checklist preestabelecido na hora de realizar uma auditoria em franquias.

Redução de falhas

Existem diversos problemas que podem afetar uma franquia, aos quais qualquer empresa está suscetível, abrangendo desde falhas nas máquinas utilizadas, até a falta de padrão visual e estético entre uma unidade e outra.

O fato é que até mesmo os mínimos detalhes são percebidos por auditores experientes, sendo corrigidos a tempo para que a marca não tenha sua credibilidade afetada no mercado em que atua.

Imparcialidade nas avaliações

Por fim, uma empresa especializada fará a auditoria em franquias com uma periodicidade pré-determinada, de modo que a frequência não abra espaço para que os gargalos na operação voltem a acontecer.

O fato é que o processo de auditoria será realizado com base nos mesmos parâmetros em cada unidade da franquia, a fim de garantir que a identidade visual da marca e os aspectos físicos sejam seguidos à risca, independentemente de qual seja a região do estabelecimento.

Como você pôde conferir neste conteúdo, uma auditoria em franquias é fundamental para assegurar que uma determinada loja siga os mesmos padrões visuais de qualidade da marca como um todo, independentemente de qual seja sua localização ou porte, operando de maneira imparcial.

Para isso, contar com o auxílio de uma empresa especializada durante a realização desse serviço é altamente necessário para que os melhores resultados sejam garantidos.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a importância da realização de auditoria em franquias? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então, entre em contato conosco para saber mais!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter