fbpx

5 dicas de atendimento que você precisa conhecer

5 dicas de atendimento que você precisa conhecer

Atender bem os clientes não é importante somente para efetuar uma venda, mas também para garantir uma boa experiência que faça com que ele retorne e efetue novas compras. Por isso, é essencial estar sempre em busca de dicas e técnicas de atendimento para adotar uma abordagem cada vez mais eficaz.

Não se esqueça de que a experiência do cliente é fundamental para que ele seja cativado e prefira a sua empresa em vez dos concorrentes. Sendo assim, essa deve ser uma das suas preocupações principais.

É claro que nós queremos ajudar também nesse sentido, então, preparamos uma lista com algumas dicas que vão ajudar a melhorar a forma como você atende o seu público. Continue lendo e veja como não é difícil aplicar boas práticas no dia a dia!

1. Conheça bem seus produtos e serviços

De nada adianta dominar excelentes técnicas de atendimento sem saber o básico. Portanto, aqueles que estão na linha de frente precisam conhecer profundamente os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Dessa forma, poderão esclarecer as dúvidas dos clientes, trazendo argumentos mais fortes na hora de fazer apresentação de vantagens e benefícios do item. Também vão saber identificar qual das soluções é mais adequada em cada caso, aumentando as chances de finalizar a venda.

2. Tenha empatia

O trabalho de empatia é fundamental para conhecer exatamente os problemas vivenciados pelo cliente. Para isso, é preciso ouvir mais e falar menos, não ter pressa em finalizar o atendimento e tentar se colocar no lugar do outro para entender o que ele precisa.

Desse modo, conseguimos prestar um atendimento personalizado. O cliente entende que as suas dores são valorizadas e que existe real interesse em ajudar a suprir suas necessidades. Então, além da chance de efetuar essa venda ele é cativado e fidelizado.

3. Investigue as necessidades do cliente

Um erro muito cometido por vendedores é tentar empurrar produtos ou serviços para o cliente. Isso já deve ter acontecido com você, de alguém tentar a todo custo vender aquilo que não lhe interessa ou apresentar diversas opções que não solucionam o seu problema.

Essa é uma estratégia equivocada que, em vez de aumentar as chances de vender, acabam espantando o público. Por isso, o ideal é investigar a necessidade daquela pessoa para então procurar nos produtos e serviços da empresa o que melhor poderia atendê-la.

4. Evite termos técnicos

Pode parecer que o uso de termos técnicos valoriza o profissional mostrando que ele é bem capacitado. Porém, nem sempre é assim que o cliente enxerga. Palavras difíceis e desconhecidas geram desconforto, que leva ao desinteresse pelo produto e a empresa.

Portanto, utilizar uma linguagem simples, didática e mais acessível é uma das melhores técnicas de atendimento. Isso porque o seu cliente entenderá o que você está falando, não vai ficar com dúvidas e se sentirá à vontade para fazer perguntas.

5. Seja proativo na condução da venda

A proatividade consiste em tomar a iniciativa, mostrar-se disponível e disposto a resolver problemas. Essas qualidades são essenciais na hora de conduzir uma venda para aumentar a qualidade do atendimento, demostrando para o cliente dedicação em buscar a sua satisfação.

O proativo não espera que outros resolvam problemas por ele, procura antever situações e buscar soluções antes que se tornem problemas. Também evita o desperdício de tempo, as burocracias e, com isso, melhora a experiência do cliente.

É válido lembrar que erros no atendimento são muito comuns, mas nem sempre são percebidos pela equipe. Sendo assim, é interessante adotar a ferramenta do cliente oculto, oferecida pela SAX, para testar e avaliar as técnicas empregadas pelos colaboradores e descobrir se o público é atendido com excelência.

A ferramenta cliente oculto ajuda a identificar os pontos que precisam ser melhorados, permitindo adotar melhores práticas e técnicas de atendimento. Desse modo, você terá a certeza de que seu público vai estar satisfeito com os serviços oferecidos, ganhará a confiança dele e isso levará a mais vendas.

Entenda ao certo como funciona a estratégia do cliente oculto e de que maneira ela pode aumentar as vendas da sua empresa!

[rock-convert-cta id=”11245″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter