fbpx

Confira as principais tendências de varejo para 2019

Confira as principais tendências de varejo para 2019

A experiência do cliente é um dos principais fatores que determinam se ele vai fechar negócio com a sua empresa ou se vai procurar o concorrente. Afinal, o cliente quer se sentir especial e insubstituível. Por isso, o momento da compra deve ser memorável. É nesse contexto que surge a importância de conhecer as tendências de varejo para 2019.

Para conquistar esse cenário é preciso muito mais do que apenas fornecer informações sobre o produto e ser simpático. O gestor deve buscar por estratégias que tornem o processo inigualável. Vale apostar em experiências multissensoriais e, até mesmo, o investimento em tecnologias, garantindo bem-estar dos clientes.

Assim, a empresa não só sairá na frente da concorrência como também proporcionará experiências inesquecíveis para o cliente, fator que vai ajudar a alavancar os resultados! Quer conhecer as novidades para esse ano? Continue a leitura!

Integração de lojas físicas e online

Sabia que atualmente quase 7, a cada 10 pessoas, realizam compras na internet regularmente? Isso é o que aponta pesquisa realizada pela PwC. Não há dúvidas de que o mundo virtual tem conquistado cada vez mais adeptos, sobretudo no que diz respeito ao comércio. O motivo? A praticidade. O cliente pode realizar todo o processo por meio de alguns cliques e o melhor: sem sair do conforto de casa.

Por isso, a integração de loja física ao universo online é uma tendência que veio para ficar. As empresas notaram a importância de levar a loja física para o espaço virtual por meio do e-commerce. Nesse sentido, lembre-se de criar sites e aplicativos responsivos, ou seja, que se adaptam ao layout de qualquer eletrônico — seja um computador, seja um celular.

Segmentação do mercado

As empresas especializadas também chegaram ao ápice. Pense bem: quando você quer um colchão específico, nada mais sábio do que procurar uma empresa focada no ramo, concorda? O mesmo vale para outros segmentos como infantil, moda, eletrônicos etc.

As empresas de nicho conseguem atender um público específico, que tem uma necessidade particular. Elas apresentam uma vantagem competitiva em relação às demais: oferecer ao cliente um produto e/ou um serviço exclusivo, que normalmente não está disponível nos demais concorrentes. Até por que elas apostam na inovação e oferecem o que há de mais moderno e peculiar no mercado.

Adaptação para o showroom

Com certeza você já se deparou com negócios que remanejam os produtos, criando ambientes exclusivos. Lojas especializadas em quartinhos de bebês e em móveis para o lar, por exemplo, abusam dessa estratégia, uma vez que o cliente consegue visualizar como a mercadoria ficará em casa. Inclusive, são vários os casos em que os clientes compram o ambiente completo, sem mudar uma peça sequer.

Não à toa, as empresas no formato de showroom têm se destacado. Com a apresentação das mercadorias dentro de um ambiente contextualizado, o cliente consegue ter uma noção melhor sobre como ela vai interagir com os demais itens do espaço. Vale frisar que essa proposta, normalmente, consiste na venda sob encomenda.

Essas são apenas algumas das tendências de varejo para 2019. O ano promete trazer ainda mais novidades em prol do aperfeiçoamento da experiência do cliente, o que impacta diretamente as vendas. O resultado é uma empresa rentável e consolidada, com um nível de satisfação elevado.

Gostou do conteúdo e acha que ele será útil para amigos e conhecidos? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter