Dicas

Conheça passo a passo como escolher o melhor treinamento de vendas!

agosto 28, 2018
Equipe em treinamento de vendas
Tempo de leitura 3 min

Todo negócio que tem intenção de crescer e se estabelecer no mercado precisa vender cada vez mais. Para tanto, é essencial que se invista na empresa, além de fazer uma gestão apropriada – e uma das melhores estratégias de médio a longo prazo neste sentido é realizar um treinamento de vendas.

Um bom treinamento pode trazer grandes resultados para a empresa, uma vez que fornecer especialização para os colaboradores garante que fiquem mais seguros quanto ao desempenho das tarefas e fiquem mais eficientes e assertivos. Mas, afinal, como escolher a preparação perfeita para o seu negócio?

No post de hoje, apresentamos as melhores formas de escolher o treinamento de vendas para seus colaboradores e explicamos como adotar aquele que melhor se adéqua aos objetivos da sua empresa. Acompanhe.

A importância do treinamento de vendas

Mais do que colecionar talentos em sua equipe de vendas, o gestor precisa que o time de colaboradores saiba como desempenhar as tarefas que lhe são confiadas com excelência, sendo verdadeiros representantes da missão da empresa em busca de cumprir seus objetivos e superar as metas estabelecidas.

Por isso, saber vender não é suficiente: toda empresa que queira ganhar espaço e se firmar ainda mais no mercado deve contar com um time que saiba exatamente aquilo que está vendendo, compreendo os processos que ocorrem mesmo após a finalização de sua atuação.

Dessa forma, fornecer treinamentos aos colaboradores é a melhor maneira de capacitá-los e garantir que possam ser mais eficientes, assertivos e consigam agir seguindo o padrão de excelência exigido pelo negócio — para além de distribuir conhecimento, incentivar o bom desempenho e fazer com que se sintam satisfeitos com suas atividades.

5 passos para escolher o treinamento de vendas perfeito para a sua empresa

Como já explicamos, o treinamento é obrigatório para qualquer empresa que queira alavancar vendas e garantir um desempenho melhor por parte de seus funcionários. Mas afinal, como escolher o treinamento ideal para seus colaboradores? Confira os 5 passos a seguir:

1. Analise o desempenho interno e externo da equipe

Para analisar o desempenho de sua equipe, vale a pena conversar com o pessoal, verificar relatórios, rever números, pedir feedback aos clientes e mesmo utilizar a metodologia de cliente oculto. Dessa forma, você saberá exatamente quais pontos os colaboradores do time de vendas precisam melhorar.

2. Indague o que a equipe quer aprender

Nada melhor do que perguntar para a sua equipe o que elas desejam aprender para garantir a atenção deles durante a lição, certo? Se desejar, pergunte somente aos mais experientes ou faça enquetes para recolher sugestões.

3. Investigue as necessidades estratégicas da empresa

Para além de entender o que os colaboradores querem aprender, é importante pesquisar o que precisam aprender. Investigue se o time necessita de treinamento para operar algum sistema/produto ou mesmo se precisa desenvolver alguma habilidade específica para aperfeiçoar suas estratégias de venda.

4. Defina as possibilidades de investimento

Antes mesmo de começar a pesquisar os tipos de treinamento que podem ser oferecidos, é importante saber qual será o orçamento para tanto. É o valor disponível que definirá a duração e qualidade do curso — e consequentemente a chance de retorno do investimento.

5. Defina o formato do curso por meio da realidade da equipe

Seja online, presencial ou semipresencial, o tamanho da equipe e necessidade de treinamento do grupo como um todo determinará qual será o formato do curso oferecido, afinal, o gasto com 3 pessoas é muito diferente do gasto com 300.

Agora que você já sabe como escolher o melhor treinamento de vendas, que tal aprender a avaliá-lo? Nos vemos no próximo post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário